Histórias de vida e identidade profissional

quinta-feira, 29 de março de 2012

Experiências Inovadoras no Ensino Superior

Oi turma,
Considerando que fiz uma disciplina da pós-graduação com prof. Luckesi intitulada "Experiências Alternativas em Educação" teria muitas aulas loucas e fortes para contar, mas preferi relatar mesmo uma das coisas que mais me marcou na graduação.
Na disciplina de Ecologia Animal, lá pelo sexto semestre, a professoras Helci Pinheiro nos solicitou elaborar, com o conteúdo que estávamos ora estudando, uma aula prática com foco no ensino médio. Aquilo prá mim foi tão gratificante! Pela primeira vez no Instituto de Biologia eu me senti contemplada como uma estudante que estava me formando para ser PROFESSORA de Biologia. Articular os conceitos de  potencial reprodutivo, cadeia alimentar e outros com o que deveria ser ensinado (e de que modo) aos meus futuros alunos, fazia todo o sentido para mim.
Esta experiência me marcou tanto que por onde passei como coordenadora de curso estimulei esta aproximação das disciplinas específicas do curso com a atuação profissional do futuro professor. Para mim não dá para lecionar Zoologia e Botânica etc sem considerar esta questão... mas infelizmente ainda é o que mais acontece nas licenciaturas.

Um comentário:

  1. kkk esqueci que estamos todos usando a mesma senha e precisava me identificar no texto acima... sou eu Ana Verena.

    ResponderExcluir