"Que
criatura tem quatro pés de manhã, dois ao meio-dia e três à tarde?"
Esse era
o desafio da Esfinge de Tebas. Ela eliminava aqueles que se mostrassem
incapazes de responder a este enigma.
Você pode até tentar responder ao
enigma da esfinge. Mas não pararemos nessa indagação. Teremos a tarefa de
buscar respostas para o melhor desenvolvimento da DOCÊNCIA, e de fato
estas respostas nos levarão à novas perguntas que levarão à novas respostas,
num ciclo sem fim de um mundo em mudança.
Já
começamos o semestre cheios de questionamentos - O que é ensinar? O que é
aprender? O que são saberes? Afinal, o professor 'transmite' conhecimento e o
aluno 'adquire' conhecimento? O que se entende por transmitir e adquirir conhecimento? O professor é o detentor da verdade? Existem
verdades?
Pois é,
a trilha para o sucesso na
docência é cheia de charadas
e juntos tentaremos desvendá-las.
Teremos
que abraçar a proposta de estudo, compartilhar experiências de mundo e de
prática, somar aprendizagens, para não sermos devorados, não pela esfinge mas,
por um sistema que cobra a/da Docência e, infelizmente, ainda não chegou ao
'muito a oferecer'.
Uma
resposta eu já sei, quer dizer, Édipo decifrou. A "criatura" do enigma da esfinge é - thanthanthan - 'O
ser humano!' Engatinha quando bebê, anda sobre dois pés quando adulto e recorre
a uma bengala na velhice". Ok! Eu assumo. Encontrei a resposta em
pesquisa na internet, mas ta valendo. Rsrs.
As
indagações que nos chegam são maiores. Agora é a nossa vez de caminharmos
juntos nas TRILHAS DA DOCÊNCIA, para tentar desvendá-la.
Será um
prazer estar com vocês.
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