Histórias de vida e identidade profissional

segunda-feira, 12 de março de 2012

"DECIFRA-ME OU TE DEVORO"



  Por Ariane Santiago


"Que criatura tem quatro pés de manhã, dois ao meio-dia e três à tarde?" 




Esse era o desafio da Esfinge de Tebas. Ela eliminava aqueles que se mostrassem incapazes de responder a este enigma. 
Você pode até tentar responder ao enigma da esfinge. Mas não pararemos nessa indagação. Teremos a tarefa de buscar respostas para o melhor desenvolvimento da DOCÊNCIA, e de fato estas respostas nos levarão à novas perguntas que levarão à novas respostas, num ciclo sem fim de um mundo em mudança.
Já começamos o semestre cheios de questionamentos - O que é ensinar? O que é aprender? O que são saberes? Afinal, o professor 'transmite' conhecimento e o aluno 'adquire' conhecimento? O que se entende por transmitir e adquirir conhecimento? O professor é o detentor da verdade? Existem verdades?
Pois é, a trilha para o sucesso na docência é cheia de charadas e juntos tentaremos desvendá-las. 
Teremos que abraçar a proposta de estudo, compartilhar experiências de mundo e de prática, somar aprendizagens, para não sermos devorados, não pela esfinge mas, por um sistema que cobra a/da Docência e, infelizmente, ainda não chegou ao 'muito a oferecer'.

Uma resposta eu já sei, quer dizer, Édipo decifrou. A "criatura" do enigma da esfinge é - thanthanthan - 'O ser humano!' Engatinha quando bebê, anda sobre dois pés quando adulto e recorre a uma bengala na velhice".  Ok! Eu assumo. Encontrei a resposta em pesquisa na internet, mas ta valendo. Rsrs.

As indagações que nos chegam são maiores. Agora é a nossa vez de caminharmos juntos nas TRILHAS DA DOCÊNCIA, para tentar desvendá-la. 

Será um prazer estar com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário