Histórias de vida e identidade profissional

quarta-feira, 28 de março de 2012

Cometário do texto Formação de Professores: para uma mudança educativa de Carlos Garcia

Nesse capítulo, o autor expõe inicialmente a caracterização da Espanha no que se refere ao lugar do docente em sua profissionalização a partir da análise de resultados de avaliações que são realizadas em centros universitários, justificando a partir desses resultados, a importância do investimento na formação continuada dos professores.
São diversos os motivos apontados no texto que geram preocupações em relação à formação do docente universitário, seus fazeres e seu lugar na sala de aula. O ensino é um dos pontos de discussões que mais me chamou atenção e que nos leva a refletir o quanto estamos distantes do que julgamos como ideal.
Quais as funções do professor universitário? As de docência e de investigação. Mas, os esforços investidos à docência são deficitários.
O autor traz um estudo bem referenciado sobre diversas pesquisas realizadas na Espanha e sobre documentos e programas criados para investir na formação desses professores com vistas à ampliação das suas capacidades de ensino. Há um destaque bem interessante nas características apontadas por Centra (1987) ao se tratar de bons professores universitários. Entre elas, há três que eu destacaria como mais desafiadoras a este professor: atitudes favoráveis aos alunos, disposição para inovação e justo nos exames. Esses pontos, de certa forma, são os que mais exigem investimentos para a diferenciação entre seu papel de investigador e  de docente, pois não é fácil, a partir das demandas acadêmicas, estar preocupado com o desenvolvimento de competências em alunos que a própria academia julga já estarem prontas.
Os exemplos dos programas de formação inicial de professores universitários, apresentados no texto, também nos trazem ideias e reflexões de como e o que necessariamente precisamos estar atentos enquanto alunos desta disciplina.
E há uma frase belíssima que eu finalizaria meu comentário, trazido por Fernández Pérez (1989), que diz “o direito dos professores a não mudar termina onde começa o direito dos alunos ao melhor professor que cada docente tem em si”. Assim, os investimentos por um bom professor docente é hoje o nosso grande desafio e o texto nos explica e nos traz reflexões acerca do tema com muita propriedade e sabedoria.
Cáritas Vanucci

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