Histórias de vida e identidade profissional

domingo, 25 de setembro de 2011

Mandalas e identidade profissional

O trabalho com a criação de Mandalas teve por objetivo estimular nos participantes o olhar para dentro de si, na busca de respostas quanto às origens do desejo de ensinar e tornar-se professor (a).

A palavra MANDALA vem do sânscrito de origem hindu, e quer dizer  "círculo mágico, um círculo de energia preenchido com várias imagens representativas das mais variadas ligações simbólicas. O campo de força de uma mandala modifica a nossa energia em vários níveis. Ele estimula a mente, equilibra as emoções e ativa os processos físicos, ajudando a restabelecer sua função plena. A Mandala é um instrumento de autoconhecimento. Foi com tal intuito que procedemos, na aula de Docencia no Ensino Superior, à criação de Mandalas pelos participantes, na busca de um elo com as escolhas profissionais de cada um. Cada um levou para a sala, materiais diversificados e procedeu a sua criação. Em seguida, solicitamos que cada um falasse de sua experiência fazendo articulações com a escolha pela profissão docente. Os resultados foram muito satisfatórios, pois muito rica em simbolismos, as Mandalas revelaram muito da verdade interior de cada aluno.

Olá! Sejam bem-vindos!


Somos um grupo - eu, professora da disciplina Docência no Ensino Superior e alunos do Mestrado e Doutorado em Educação da FACED/UFBA -, a compor mais este espaço compartilhado de ensino e novas aprendizagens. No espaço Trilhas da docência, pretendemos apresentar um pouco das nossas reflexões, pesquisas, problematizações e produções realizadas no seio da disciplina Doceência no ensino superior. São algumas das práticas lúdicas e artísticas que, como estratégias de aprendizagem,  pensamos poder contribuir com todos aqueles que desejam inovar suas práticas. Embarque nessa e boa navegação!
Cris d'Ávila

Criação da mandala- Aula, 22 de setembro de 2011

                                     
                         Confira o álbum completo no link Fotos e Vídeos!

sábado, 24 de setembro de 2011

Mais um artigo sobre identidade profissional docente

Universidade e formação de professores: Qual o peso da formação inicial
sobre a construção da identidade profissional docente ?

in: Memória e formação de professores. Salvador:
(In: HETKOWSKI, Tânia e NASCIMENTO, Antonio.
EDUFBA, 2007, pp. 219-240)
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BxAtq9VAJ-FJNTlmNDJjYmQtOTNkYi00OTVjLWE3ZjctZjkwMTYxZGE3ZTkx&hl=en_US
de Cristina d'Ávila

Alguns artigos que tem nos inspirado

Mediação didática na história das pedagogias brasileiras
de Cristina d'Ávila
In: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BxAtq9VAJ-FJYWVhYTVjMzYtNTNhYS00NmU3LWJkNTUtMzM2MDk0MzBiN2U3&hl=en_US
Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 14, n. 24, p. 217-238, jul./dez., 2005

Quem somos...

Olá! Sejam bem-vindos!

Somos um grupo - eu, professora da disciplina Docência no Ensino Superior e alunos do Mestrado e Doutorado em Educação da FACED/UFBA -, a compor mais este espaço compartilhado de ensino e novas aprendizagens. No espaço Trilhas da docência, pretendemos apresentar um pouco das nossas reflexões, pesquisas, problematizações e produções realizadas no seio da disciplina Doceência no ensino superior. São algumas das práticas lúdicas e artísticas que, como estratégias de aprendizagem,  pensamos poder contribuir com todos aqueles que desejam inovar suas práticas. Embarque nessa e boa navegação!
Cris d'Ávila