A palavra MANDALA vem do sânscrito de origem hindu, e quer dizer "círculo mágico, um círculo de energia preenchido com várias imagens representativas das mais variadas ligações simbólicas. O campo de força de uma mandala modifica a nossa energia em vários níveis. Ele estimula a mente, equilibra as emoções e ativa os processos físicos, ajudando a restabelecer sua função plena. A Mandala é um instrumento de autoconhecimento. Foi com tal intuito que procedemos, na aula de Docencia no Ensino Superior, à criação de Mandalas pelos participantes, na busca de um elo com as escolhas profissionais de cada um. Cada um levou para a sala, materiais diversificados e procedeu a sua criação. Em seguida, solicitamos que cada um falasse de sua experiência fazendo articulações com a escolha pela profissão docente. Os resultados foram muito satisfatórios, pois muito rica em simbolismos, as Mandalas revelaram muito da verdade interior de cada aluno.
domingo, 25 de setembro de 2011
Mandalas e identidade profissional
O trabalho com a criação de Mandalas teve por objetivo estimular nos participantes o olhar para dentro de si, na busca de respostas quanto às origens do desejo de ensinar e tornar-se professor (a).
Olá! Sejam bem-vindos!
Somos um grupo - eu, professora da disciplina Docência no Ensino Superior e alunos do Mestrado e Doutorado em Educação da FACED/UFBA -, a compor mais este espaço compartilhado de ensino e novas aprendizagens. No espaço Trilhas da docência, pretendemos apresentar um pouco das nossas reflexões, pesquisas, problematizações e produções realizadas no seio da disciplina Doceência no ensino superior. São algumas das práticas lúdicas e artísticas que, como estratégias de aprendizagem, pensamos poder contribuir com todos aqueles que desejam inovar suas práticas. Embarque nessa e boa navegação!
Cris d'Ávila
sábado, 24 de setembro de 2011
Mais um artigo sobre identidade profissional docente
Universidade e formação de professores: Qual o peso da formação inicial
sobre a construção da identidade profissional docente ?in: Memória e formação de professores. Salvador:
(In: HETKOWSKI, Tânia e NASCIMENTO, Antonio.
EDUFBA, 2007, pp. 219-240)https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BxAtq9VAJ-FJNTlmNDJjYmQtOTNkYi00OTVjLWE3ZjctZjkwMTYxZGE3ZTkx&hl=en_USde Cristina d'Ávila
Alguns artigos que tem nos inspirado
Mediação didática na história das pedagogias brasileiras
de Cristina d'Ávila
In: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BxAtq9VAJ-FJYWVhYTVjMzYtNTNhYS00NmU3LWJkNTUtMzM2MDk0MzBiN2U3&hl=en_US
Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 14, n. 24, p. 217-238, jul./dez., 2005
de Cristina d'Ávila
In: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BxAtq9VAJ-FJYWVhYTVjMzYtNTNhYS00NmU3LWJkNTUtMzM2MDk0MzBiN2U3&hl=en_US
Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 14, n. 24, p. 217-238, jul./dez., 2005
Quem somos...
Olá! Sejam bem-vindos!
Somos um grupo - eu, professora da disciplina Docência no Ensino Superior e alunos do Mestrado e Doutorado em Educação da FACED/UFBA -, a compor mais este espaço compartilhado de ensino e novas aprendizagens. No espaço Trilhas da docência, pretendemos apresentar um pouco das nossas reflexões, pesquisas, problematizações e produções realizadas no seio da disciplina Doceência no ensino superior. São algumas das práticas lúdicas e artísticas que, como estratégias de aprendizagem, pensamos poder contribuir com todos aqueles que desejam inovar suas práticas. Embarque nessa e boa navegação!
Cris d'Ávila
Somos um grupo - eu, professora da disciplina Docência no Ensino Superior e alunos do Mestrado e Doutorado em Educação da FACED/UFBA -, a compor mais este espaço compartilhado de ensino e novas aprendizagens. No espaço Trilhas da docência, pretendemos apresentar um pouco das nossas reflexões, pesquisas, problematizações e produções realizadas no seio da disciplina Doceência no ensino superior. São algumas das práticas lúdicas e artísticas que, como estratégias de aprendizagem, pensamos poder contribuir com todos aqueles que desejam inovar suas práticas. Embarque nessa e boa navegação!
Cris d'Ávila
Assinar:
Postagens (Atom)